sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Fique de olho: Atividade física em jejum!

Sempre vale o esclarecimento sobre assuntos que causam polêmica e dúvidas devido a falta de informação, e que, muitas vezes, terminam exercendo efeito prejudicial em nossa saúde e nosso objetivo físico, quando, vez ou outra, colocamos algo em prática de maneira incorreta

Separei uma matéria interessantíssima sobre a prática de atividades físicas em jejum, treino em jejum. Espero que gostem! Vale a leitura!





Aerobiose 

Conhecida popularmente como aeróbio em jejum que é uma prática de fazer exercício em jejum.

Até hoje sabe-se que a aerobiose em jejum contribui na liberação do hormônio do crescimento conhecido como HGH, esse hormônio ajuda a melhorar o metabolismo e converter a gordura como fonte de energia. A meta principal desse tipo de atividade é utilizar uma maior quantidade da gordura estocada no seu corpo como energia durante o exercício, principalmente aquela alojada na região abdominal. Isso acontece devido a reserva baixa de glicogênio que nosso corpo tem depois de um longo período em jejum, cerca de 6 a 8 horas. Porém, vale ressaltar, que para funcionar bem a pessoa precisa está em uma alimentação balanceada, pois não adianta exagerar nos finais de semana e depois fazer aerobiose para compensar. Os estudos sobre exercício em jejum vem sendo realizado por diferentes universidades para confirmarem se realmente é eficaz ou não. Uma pesquisa realizada pela Nothumbria University registrou que os participantes que fizeram exercícios com o estômago vazio gastavam 20% mais gordura do que aqueles que tinham o café-da-manhã antes do exercício. Isso significa que com o estômago vazio proporcionava mais gastos de gordura e consequentemente o emagrecimento. Quando a pessoa se alimenta, a fonte predominante da energia será a reserva de glicogênio hepático (no fígado) e muscular. Quando estamos em jejum, devido a baixa reserva do glicogênio, a fonte predominante de energia são as gorduras. Falando mais cientificamente: Isso acontece porque ocorre algo que chamamos de “beta-oxidação”, ou seja, é quando os triglicerídeos são quebrados em glicerol e ácidos graxos que são convertidos na CoA (Coenzima A) para iniciar o ciclo de oxidação (Krebs), que em simples palavras seria queimar gordura. O objetivo da aerobiose não é melhorar sua performance ou criar músculos e sim queimar gordura. Durante a aerobiose umas das desvantagens é que seu músculo poderá entrar em catabolismo, que é quando usa a proteína muscular para gerar energia, causando um pouco de perda de massa, a proteína usada varia entre 5-15% do fornecimento de energia no corpo durante a aerobiose, porém isso ocorre se a pessoa exagerar nos exercícios. Então para evitar isso o certo seria fazer aerobiose por 20-30 min de baixa intensidade, como caminhadas ou corridas, se você pretende se exercitar mais do que isso então o ideal seria tomar suplementos para proteção muscular como por exemplo BCAA. Apenas para ressaltar, alguns estudos confirmam que no processo de geração de energia, o catabolismo não é intenso desde que não exagere no tempo dos exercícios a serem feitos em jejum, 20 a 30 minutos já seria o suficiente para gerar uma eliminação do seu percentual de gordura corporal. Lembre-se que antes de fazer algo novo no seu estilo de vida, o ideal é consultar um profissional de saúde de sua cidade, pois assim você pode verificar e obter todas as informações necessárias para a sua fisiologia. Fazer um exercício em jejum para quem não está acostumado pode ser extremamente cansativo e causar tonturas.


Fonte: http://emagrecercerto.com/exercicio-em-jejum-conheca-aerobiose | Emagrecer Certo

Nenhum comentário:

Postar um comentário